Foto Motard

Relatos e fotos de algumas viagens de mota.

10 novembro 2006

GÓIS 02Set2006 Estando “farto” de ouvir falar de Góis, por todo o lado, resolvi desta vez, desfazer o mistério e ir até lá. Como de costume, bem cedo estava montado, e quando eram 09H30 já estava a chegar a Coimbra. Aqui desviei para Miranda do Corvo, parando para visitar a Igreja Matriz, lá no alto de um cabeço, onde dá para se avistar a vila. Com particular beleza destaco a zona envolvente á Ribeira do Alhêda, que a atravessa. Como a jornada era longa, segui rapidamente em direcção a Lousã, pela EN 342. Chegado aqui, dei umas voltas pela Vila, respirando aqui e acolá o ambiente. Passava na altura um comboio, pois esta terra tem um ramal ferroviário, o da Lousã. Avistei a Igreja Matriz, de porte alto, e á saída, na varanda de Gevim, junto á estrada, vê-se uma panorâmica geral da Lousã. Mais á frente, desviei para a Sra. da Piedade e Castelo de Arouce, onde picniquei, já que a zona envolvente era de facto muito aprazível. Após o “repasto” subi pela EN 236 até ao alto de Serra da Lousã. Marcava o GPS 1200 metros de altura. A vista é simplesmente espectacular, só é pena estarmos na presença de um enxame de antenas rádio, TV, etc. Iniciei a descida, em direcção a Castanheira de Pêra, com breve paragem a meio do caminho, para descanso. Estava junto á estrada um velhote, motard, na vigilância aos incêndios. Escusado será dizer que o assunto foi motas. Dizia o velhote que era mais rápido do que eu, na estrada até Castanheira, pois conhecia a estrada como as mãos dele. E seria verdade. Despedi-me, seguindo então, sozinho, até Castanheira, onde fui agradavelmente surpreendido por uma espectacular piscina. Chama-se Praia das Rocas e é um complexo de lazer situado num lago, com quase 1Km de extensão junto da Ribeira de Pêra, que abastece a praia com as suas límpidas e puras águas. O complexo conta com uma grande piscina circular e uma piscina de ondas, que é a maior do País. Dizem as crónicas, que foi inaugurado em Julho de 2005. Abismado com o que vi, neste interior de Portugal, segui rumo a Góis, por estradas com curvas e contra curvas, mas de bom piso, passando por uma terriola chamada Picha. Curioso. Um pouco mais á frente, inicia-se a descida para Góis, onde desviei para o Parque de Campismo, de onde se tem uma panorâmica da Terra. A Vila é de facto muito bonita, mas a zona envolvente ao Rio Ceira suplanta tudo, e vale a pena o desvio. Após uma caminhada, sempre ao longo do rio, apreciando a paisagem e tirando umas fotos, voltei á FJR, seguindo para Coimbra, pela N 17, que tem muito bom piso e umas curvas excelentes. A chegada a Guimarães, sempre em bom ritmo, é num tiro.