SUL DE VISEU
24Abr2006
Bem cedo me levantei, com tudo preparado para esta viagem, onde inclusivamente elaborei um mapa, com os locais a parar, para apreciar os aspectos mais importantes de cada Terra. Com tudo preparado, eis que começa mal a viagem, ainda na garagem, com o GPS a não querer funcionar. E que falta me fez. Mesmo assim fiz-me á estrada, aproveitando a nova A 29, grátis, e o também novo IP 5, com perfil de auto-estrada, quase até Viseu. Foi tão rápida a viagem, que às 10H00 já avistava a Cidade. Comecei por fotografar o Herói Viriato, logo á entrada, e já no centro, toda a zona histórica. Lindo.
Deixando Viseu para trás, atestei numas bombas á saída, logo a seguir ao Quartel, onde perguntei ao jovem funcionário da gasolineira se aquela era a N 231, ao que ele afirmou que sim. Segui então, pensando estar bem, mas uns Km’s á frente deu logo para ver que afinal era a N 2. Que falta faz o GPS. Dei a volta e apanhei a tal N 231, rumo a Canas de Senhorim. Após a ponte do Rio Dão, parei para o “habitue” pic-nic. Prossegui então, passando por Santar (lindas casas apalaçadas), Carvalhal Redondo, Canas de Senhorim, Cabanas de Viriato e via rápida até Vimieiro.
Aqui parei para visitar a casa de Salazar, onde há uma lápide a dizer “Aqui nasceu em 28-4-1889 Dr. Oliveira Salazar, um senhor que governou Portugal, e nada roubou”.
A casa está em ruínas!
Santa Comba Dão é já ali ao lado, e não desperdicei a oportunidade de visitá-la. É interessante. Após esta paragem segui rapidamente até Tondela, e a partir daqui é sempre a subir até ao Caramulo.
No caminho, vistas espectaculares, e já lá em cima parei frente ao Museu do Caramulo, para a foto da praxe. Já conheço o museu. É de ver. Fiz um desvio até o Cabeço da Neve, de onde se avista toda a zona envolvente. Divino. Aqui e acolá interessantes aldeias serranas, isoladas. Deixando o Caramulo para trás, iniciei a descida, até Alcofra, mas com paragem em Arca, onde vi o Dólmen, da pré-história. O IP 5 é mais á frente, onde o tomei, de regresso à “maison”.
Foto Motard
Relatos e fotos de algumas viagens de mota.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home